quinta-feira, 31 de julho de 2014

China ou Arábia?




Olá gente, antes de partir para a postagem propriamente dita, gostaria de desculpar meu sumiço, estive viajando, mas enfim, quem nunca viu os filmes da Disney do garoto Aladdim, que tem sua vida mudada depois de conhecer a filha do Sultão?
 Há quem diga que a versão original não é narrada na Arábia. Verdade? Sim! A história original passa-se na China! O título original é “Aladim e a lâmpada maravilhosa” onde o gênio é um ser monstruoso, nada cômico. Como no próprio conto diz “Quando a esfregou, eis que um gênio, de tamanho gigantesco e de aspecto horrível, apareceu à sua frente e disse com voz de trovão: (...)”
A versão dos Estúdios Disney encantam e divertem, tem sim uma bela história e foi muito bem feita tirando a idéia central da história e transformando-a em algo mais infantil que divertisse o publico com idade abaixo de dez anos.
No entanto, quando li a história original, me encantei por ela e passei a preferi-la. Tive acesso à este livro através da minha Escola, mas creio que se procurarem por “As Mil e Uma Noites Contos Selecionados” de Paulo Sérgio de Vasconcellos, talvez encontrem o livro para comprar ou ler virtualmente. Além do conto de Aladim, há também: “O pescador e o gênio”, “Ali Babá e os 40 ladrões” e “Aventuras de Simbad, o marujo”.


As histórias se passam na Pérsia, na China e Bagdá, busque e tente descobrir mais, você vai se surpreender com As Mil e Uma Noites que Xerazad passou com o sultão, Xariar, contando histórias para viver!

By// A. B. Bernardes

Nenhum comentário:

Postar um comentário